sexta-feira, 22 de junho de 2012

O maníaco por manequins escalpelando e apelando



O que seria um filme slasher sem perseguições aterrorizantes a mocinhas indefesas com música sinistra de pano de fundo, mortes horrendas e escabrosas e, principalmente, um assassino serial com distúrbios psicológicos severos? Não teria nenhum cabimento, não é verdade? E que tal elevar esses atributos todos a um nível mais estranho ainda?


Um dos filmes perturbadores comentado no The Dark One Podtrash dessa semana sobre "A Centopéia Humana" (http://td1p.com/podtrash-94-todos-juntos-agora/) é representante digníssimo da categoria slasher, o "Maniac", de 1980. Foi dirigido por William Lustig, o cara responsável pelo tosco porém maneiro "Maniac Cop" (não se vê todo dia um tira zumbi promovendo chacina por aí!), e a maquiagem fica por conta do mestre Tom Savini, que aqui nessa pérola não decepciona os espectadores  de coração sangrento! A obra é roteirizada e estrelada pelo "Tony Manero" do gore, o descendente de italianos Joe Spinell. Esse carrancudo carcamano atuou em singelos - e violentíssimos! - filmes de superação da italianada norte-americana, como "O Poderoso Chefão" e "Rocky", vejam só!


Em "Maniac", ele é o maníaco (!) que dá um show de interpretação. Testemunhamos nervosamente ao longo da projeção um sujeito realmente perturbado. Ele resmunga sozinho, tem pesadelos, conversa e se desculpa com a sua falecida mãe - ela tem um altar próprio em seu apartamento roxo. A mãe abusou dele no melhor estilo Norman Bates e agora o demente resolve se vingar de todas as mulheres que achar pela frente, claro! Frank Zito, o doido, carrega seus instrumentos de morte e escalpelamento numa simpática caixa de violão, à moda independente de El Mariachi! Além disso, há outros detalhes pitorescos da casa dele: bonecas presas em gaiolas e... os famigerados manequins.


Esqueçam a linda e açucarada comédia romântica da Sessão da Tarde, "Manequim, a Magia do Amor"! Sim, o maníaco Frank Zito dorme por vários dias com manequins muito especiais... eles têm nas suas cabeças o escalpo ensangüentado da mulherada vítima dos assassinatos mais grotescos preso a marteladas enquanto ele conversa com a mamãe! As vítimas? Uma prostituta estrangulada lentamente, uma enfermeira esfaqueada durante uma perseguição de tirar o fôlego no metrô, a "fucking friend" do Tom Savini Disco Dancer! É sério, Tom Savini em trajes de Tony Manero tem a sua cabeça explodida nesse filme de um jeito tão espetacular que rivaliza com a lendária cena de "Scanners" do Cronenberg!!


Tom Savini... Sua mente pode destruir!


Por fim, as alucinações do protagonista atingem um clímax perfeito, e o feitiço volta contra o feiticeiro! Estejam preparados para a vingança dos manequins sangrentos numa cena com certeza inesquecível! Essa obra banida em tudo quanto foi lugar é recomendada para todos aqueles maníacos por filmes sobre maníacos (Rá!)!


Trailer de "Maniac" (dir. William Lustig, 1980)

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário