quinta-feira, 26 de abril de 2012

Telefone para Charles Bronson!



Embarcando junto com o The Dark One Podtrash dessa semana sobre Charles Bronson (http://td1p.com/podtrash-85-diga-oi-para-meu-amigo/), que tal exumar um filme esquisito do nosso amigo bigodudo, membro cativo da tríade bigoduda sinistra composta pelo próprio, por Burt Reynolds e, claro, Tom Selleck?

A pérola escolhida foi "Telefon" (sem "ph"!), de 1977, onde somos brindados com mais um banho de carisma, interpretação e versatilidade de Charles "Domingo Maior" Bronson ! A diferença é que essas qualidades que tão bem conhecemos devido aos domingos insones e depressivos pós Fantástico não pertencem ao vingativo arquiteto americano Paul Kersey, mas sim ao simpático major russo Borzov - sim, Charles Bronson no papel de um agente soviético! Salvando a América da terrível operação secreta "Telefon" (sem "ph"!) posta em ação por Donald Pleasence de espião russo maluco!


Presta atenção na Operação "Telefon" (sem "ph"!), caríssimos (eu juro que o roteiro não é do Timothy Leary!): depois da Crise dos Mísseis, cinco dezenas de agentes russos foram hipnotizados e mandados pros States pra viver uma vidinha pacata e mundana por lá. Apenas, porém, até um espírito de porco sussurrar via telefone uns versos de um poema, o código de transformação do russo em pele de americano numa máquina de matar e explodir suicida! O plano genial daria certo, evidentemente, porque todo mundo sabe que o americano médio, tal qual Homer Simpson, não participa de saraus de poemas! É Fantástico! A premissa é tão bisonha que faria mais sentido se a mensagem pro sujeito pré-programado do outro lado da linha fosse que ele só tem sete dias de vida depois de assistir à fita de "O Chamado"!

Mas Donald Pleasence, o mestre dos disfarces, levou pra América o caderno surrupiado com os telefones e endereços desses russos adormecidos e esquecidos por anos! E só de sacanagem ele telefona e aciona um por um os suicidas lobotomizados para explodirem junto com os seus alvos, as bases militares americanas. Contudo, Charles Bronson fará de tudo para impedir! Como? Ele tem olhos de tigre, carisma, bigode... e memória eidética! Ele decorou toda a lista telefônica do caderno do mal!

E, graças à conveniência suprema do roteiro, nosso herói já tinha estado nos EUA, então fomos caridosamente poupados das tentativas de Charles Bronson de falar com sotaque russo! Aliás, todo mundo no filme fala o "inglês-esperanto" universal! Nós também ficamos livres daqueles clichês típicos do "Crocodilo Dundee", em que um estrangeiro tenta se adaptar às metrópoles americanas. Tudo que temos é Charles Bronson de 007 de araque com sua bongirl a tiracolo passeando e investigando pra lá e pra cá com alguns tiros e catiripapos esparsos - aliás, como em qualquer filme dele!



O filme é bizarro (Charles Bronson de soviético!) e ao mesmo tempo familiar (Charles Bronson como um astronauta chinês teria interpretação idêntica, por exemplo!). Há cenas impensáveis atualmente, como a nerd cientista responsável pelos "batcomputadores" oniscientes e "sentimentais" da CIA ser parabenizada pelo chefão com uma bitoca na boca, no melhor estilo anos setenta! E no fim uma pobre cascavel tem sua cabeça removida a bala de verdade!

Pra finalizar, o diretor (o mesmo de "Dirty Harry", claro!) queria que Charles Bronson raspasse o bigode pro filme, no que ele retrucou imediatamente: "Sem bigode... sem Bronson". Pois é, punks! Isso fez o meu dia!

Trailer de "Telefon" (sem "ph"!), dirigido por Don Siegel.

3 comentários:

  1. Douglas, o Bronson junto com o Tio Clint teriam de ser citados nos mercenários. No caso do Charles Bronson ainda que "in memorian", em alguma cena ou qqr outra forma de homenagem.

    Dirty Harry tb é uma ótima lembrança !!!!

    Make my day !!!!!!!!!!!!!!! hehehehhehee

    Cordeiro Porradeiro Disléxico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase certo: o próximo Battletrash, se depender de mim, será dos vovôs fodões!

      Excluir
    2. Muito boa !!! Ta na hora mesmo.


      Porradeiro Disléxico

      Excluir