quarta-feira, 28 de março de 2012

Santo ácido, Batman!

Zardoz, a cabeça voadora, não sai de nossas mentes, caríssimos!

E por isso, exumemos um dos filmes dos anos 60 que foi produto genuíno do LSD: "Skidoo" (1968)!


 É sério! A intenção original do diretor Otto Preminger era arrumar uns trocados em cima da cultura hippie que estava no auge naquele momento, e para isso arregimentou um elenco estelar: Carol Chaning (estrela de musicais), Frank Avalon (astro dos filmes toscos de adolescentes dançando na praia), Mickey Rooney, o comediante Jackie Gleason, etc. Mas o LSD alterou percepções e mentes... para sempre!


E sabe por quê? O filme é tão lisérgico, tão insano, que obviamente foi fracasso total de crítica, público, bilheteria, bom gosto... A abertura mostra comerciais numa tevê: tem a propaganda da Fat Cola para senhoras obesas (!), tem a da família americana toda reunida portando armas alegremente (olha o jingle: "for family fun... you get a gun!" - tradução tosca: "para a diversão da família, arrume uma arma!") e, óbvio, tem o inominável anúncio das crianças pequenas e seu cachorro fumando como adultos (para conquistar as garotas, claro!). Depois disso, prepare-se pra viagens psicodélicas em Alcatraz, hippies em iates, gostosas ripongas peladas servindo de modelo pra bodypainting, maconha de abóbora (!?), latas de lixo dançarinas, créditos finais totalmente cantados (!?)...

Querem mais? Esse foi o último trabalho do comediante Groucho Marx, cuja cabeça aparece numa das diversas viagens lisérgicas do filme voando em cima de um parafuso no melhor estilo Zardoz! E sabe o que mais? Groucho Marx também interpreta Deus!!!


Groucho-Zardoz!


Querem mais? Otto Preminger e Groucho Marx experimentaram o LSD para a realização dessa obra... sob supervisão de Timothy Leary, o Lorde da psicodelia!!!

Querem mais? Cesar Romero, Burgess Meredith e Frank Gorshin estão no filme! E daí, o caríssimo leitor pergunta? Eles foram o Coringa, o Pingüim e o Charada, respectivamente, no seriado psicodélico do Batman nos anos sessenta!!!





Querem mais? Otto Preminger foi o Senhor Frio!!!

Otto Preminger congelou a cabeça do Timothy Leary?

Não tem mais, só o trailer de "Skidoo" com Timothy Leary em pessoa recomendando o troço - houve uma época em que era legalizado o uso do LSD nos States - e o mundo nunca mais foi o mesmo!!

Trailer de "Skidoo" (Otto Preminger, 1968)

P.S.: Evidentemente, esse post não trata de apologia às drogas, nem endossa qualquer pronunciamento insano de gente insana. O objetivo é apenas o registro de uma época louca com indivíduos e filmes mais loucos ainda!

5 comentários:

  1. Pqp Douglas !!!!!!!!!!!!

    Vc realmente é a enciclopédia do underground...... muito bom

    Cordeiro Disléxico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, Cordeiro!

      O estranho, o bizarro e o psicodélico é que é maneiro!

      Vamos desenterrar o bisonho!!!

      Excluir
  2. Vc Faz isso de escavadeira !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bisonhos Master !!!!

    Cordeiro Discodélic

    ResponderExcluir