quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Highlander bom, o Coringa mau e o Papai Noel feio



Continuando nossa saga de filmes sobre o fim do mundo na semana que antecede o Carnaval, vamos viajar pra Macedônia!

A estranhíssima obra de hoje foi realizada em 1998, durante um momento conturbado de guerras civis naquele novo país dentre outros nascidos a partir da Iugoslávia despedaçada. Lembrem-se que tinha gente que realmente acreditava que o mundo podia acabar em 1999, e naquele momento caótico dois diretores dessa nova nação resolveram expressar esse sentimento apocalíptico e de indefinição sobre o futuro da Macedônia no cinema, com "Zbogum na dvaesetiot vek", ou em inglês, "Goodbye 20th Century!"

Como o título pode sugerir, o filme é uma grande brincadeira surreal com a fragmentação do tempo e do próprio roteiro. O começo da obra mostra o fim, um lugar inóspito e distópico do ano de 2019 onde um sujeito imortal (estilo highlander) quer morrer mas não consegue. O meio do filme é o começo, onde assistimos a filmagem pioneira do primeiro casamento incestuoso e a primeira cena de assassinato da Macedônia em 1900, o começo do século XX. O final da película é o meio (se passa na noite de 31 de dezembro de 1999), e descobrimos como um funeral e um Papai Noel esquisito foram responsáveis pelo fim do mundo!

E tome bizarreira! Na primeira parte, pós-apocalíptica, o highlander era broxa, pediu milagre da santa de carne e osso, foi atendido e então papou-a na igreja mesmo! Resultado: as criancinhas daquela tribo começaram a morrer e o padre cyberpunk tenta sentenciar o imortal pecador à morte!
Vagando pelo mundo desejando o próprio fim, encontra o profeta disfarçado de barbeiro que jura que ele encontrará seu destino depois de assassinar uma espécie de Coringa inimigo do Batman versão Macedônia e fazer sexo animal numa banheira entupida de maçãs verdes!

A segunda parte é curtíssima, e a terceira mostra o velório mais esquisito de todos os tempos: envolve um ataque de flatulência geriátrico, cocaína e o espancamento do Papai Noel que está devendo o aluguel pros parentes do morto (é a versão natalina do Seu Madruga do Juízo Final!) ao som de Sid Vicious cantando "My Way"!!!

É um filme surreal bizarríssimo, e alguns elementos me lembraram obras do diretor/místico Alejandro Jodorowsky, como "Fando e Lis" (pelo contexto pós-apocalíptico e pela jornada estranha do casal) e do Aronofsky, como "A Fonte da Vida" (a brincadeira narrativa com o tempo e a questão da imortalidade), juro!

Não é cinema pra todos os gostos, mas o momento caótico de uma sociedade desnorteada com o seu passado retalhado e preocupada com as incertezas do futuro daquele país no final do século XX está bem representado com essa pérola aqui!

Cena do velório, em macedônio apocalíptico!



Ah, o filme na íntegra está aqui, com legendas em inglês (enquanto o Youtube permitir):

http://www.youtube.com/watch?v=x_xPS_5tcDo&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário