quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O ataque dos tomates sicilianos


Lembrando que o "The Dark One Podtrash" dessa semana é sobre a comédia "O Ataque dos Tomates Assassinos" (http://td1p.com/podtrash-70-tomates-assassinos/#comment-2187), resolvi exumar um drama com tomates no meio. Não, não me refiro ao "Tomates Verdes Fritos" de 1991 (onde na trama original do livro as duas mulheres da história da velhinha - a Idgie e a Ruth - eram lésbicas!!), filme aliás auto-ajuda demais pro meu gosto (e que concorreu a Oscar por isso), mas sim a produção canadense "Léolo - Porque Eu Sonho...", do ano posterior.



O último filme do diretor Jean-Claude Lauzon (ele morreu caindo de avião em 1997) tem como foco central da trama que se passa nos anos 50 do Canadá a vida de cão do moleque Léo Lauzon - tudo indica uma obra fortemente autobiográfica.

E quando menciono vida de cão ("Minha Vida de Cachorro" é outro filmaço, aliás!), o negócio é brabo mesmo - a família toda, além de paupérrima, é doente mental! O pai do Léo tem uma fixação absurda por... cocô. Ele obriga todo mundo na casa, toda sexta, religiosamente, a tomar laxante! E depois vai fiscalizar a obra de arte do povo no trono! Ele relaciona as fezes abundantes na louça com a saúde dos cagões! Tem cenas bizarras de contrabando de cocô entre os irmãos pro pai deixá-los em paz! Só que o plano fecal-medicinal paterno não deu muito certo... metade da família está num sanatório: uma irmã é catatônica, a outra acredita que fala com os insetos, e o mais velho resolveu puxar ferro freneticamente pra afugentar os valentões, só que mesmo gigante e musculoso por fora continuou um cagão medroso por dentro!

E o protagonista Léo? Ele resolveu se esconder da dura e insana realidade lendo, escrevendo e fantasiando histórias, como aquela sobre ele escapando com a sua musa, uma vizinha adolescente italiana (que é prostituída pelo avô do Léo!), para o próprio país em forma de bota!

Bem, é um filmão, com direito a humor negro, situações trágicas, música do Tom Waits e cenas espetaculares, como a pesca de quinquilharias no rio poluído em troca de grana, e bizarras, como as do sexo com a gata e com o fígado reservado pro jantar! E o caríssimo leitor deve estar se perguntando: o que tomates têm a ver com isso tudo?

Ora, Léo imagina em suas fantasias infantis que o seu pai verdadeiro é um fazendeiro siciliano! O sujeito ejaculou dentro de uma caixa de tomates exportados pro Canadá, e a sua obesa mãe acabou acidentalmente engravidando quando ela despenca dentro das caixas na feira! Bizarro! Diferente de "O Ataque dos Tomates Assassinos", aqui, os tomates quando atacam, não assassinam... eles fecundam!!!

"Léolo" (trailer em espanhol)


Nenhum comentário:

Postar um comentário