sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O boato do baião bolado dos Beatles


Por incrível que possa parecer, rolou uma história nos anos 60 - no auge da popularidade dos Beatles no mundo todo - de que John, Paul, George e Ringo iriam gravar "Asa Branca", do nosso querido rei do baião, Luiz Gonzaga, pro próximo disco deles!

O empresário Carlos Imperial até dizia que a melodia de cítaras de "Inner Light", composição de George Harrison pro disco "Lady Madonna" de 1968, tinha a mesma pegada do início de "Asa Branca"! E um porrilhão de gente acreditou!



Ouçam a canção dos Beatles aqui embaixo:

Inner Light ("Lady Madonna", 1968)


Tudo isso era apenas boato! As vendas dos discos de Seu Lua estavam caindo. Aliás, as vendas do disco de tudo quanto era artista dos anos 60 no mundo inteiro declinavam por causa da beatlemania, ora! - se bem que no caso de Luiz Gonzaga, a ascensão da Jovem Guarda, os reis do iê-iê-iê, também tiveram a sua parte na queda dos lucros do rei do baião no Sudeste do Brasil. Mas essa singela invenção recuperou a popularidade do autor de "Asa Branca" e ele continuou sua carreira nos rádios e na tevê quando muita gente boa virou carta fora do baralho nessa época. É aquela velha história do dito popular: se não se pode vencê-los... pegue carona no submarino amarelo!

Fiquemos com a apresentação pra tevê onde Luiz Gonzaga interpreta sua clássica composição em conjunto com Humberto Teixeira e está acompanhado de muita gente boa, de Clara Nunes e João Bosco até ao Caçulinha do Faustão!

"Asa Branca" (em apresentação pro "Fantástico" da TV Globo, em 78)

Nenhum comentário:

Postar um comentário