quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Esqueletos emparedados fora do armário


Da tríade dos grandes mestres do cinema de horror italiano - Dario Argento, Mario Bava e Lucio Fulci -, o terceiro é conhecido por seus filmes recheados de gore escabroso e violência. Obras como "Terror nas Trevas" (81), "Zombie Flesh Eaters" (79) e "The New York Ripper" (82) estão banhadas em sangue e tripas pra todo lado!

Mas não vamos rotular mestre Fulci como o diretor do gore apenas, porque ele foi muito bem sucedido no quesito suspense de mistério - o tal do "giallo". Temos de exemplo suspenses excelentes como "Mulher no Corpo de Lagartixa" de 1971 (sim! O título é esse!), "O Estranho Segredo do Bosque dos Sonhos" (72) e, claro, a obscura exumação de hoje, "Sette note in nero", de 77, com o seu terrível título entrega-trama em português, coisa que nós brazucas nos especializamos! - "Premonição"!

Nesse filme Lucio Fulci mostra que é muito competente no quesito suspense, ele não depende só da violência desenfreada pra criar um climão assustador. Aqui não tem quase nada de sangue, apenas a atmosfera aterrorizante por causa da trilha sonora, do trabalho com a câmera e a atuação bacana dos protagonistas. O trabalho da bela atriz principal é bem maneiro. Ela é Jennifer O'Neill, carioca de nascença filha de europeus - e foi casada nove vezes!

Na trama, nós somos apresentados a uma decoradora paranormal recém casada com um playboy italiano. Ela tem visões estranhas que vão se repetindo ao longo do filme, como num quebra-cabeças pro espectador construir durante a projeção. Em sua primeira visão ela descobre o esqueleto de uma antiga namorada do seu marido emparedado na mansão! Como suspeito principal, o maridão vai em cana, e nossa heroína precisa investigar esse mistério com a ajuda de um intrépido parapsicólogo!

Trecho de "Premonição"



Dois detalhes maneiros: no primeiro, a cena de abertura onde nossa heróína ainda criança presencia o suicídio da mãe se atirando do penhasco a quilômetros de distãncia é muito parecida com a cena final de "O Estranho Segredo do Bosque dos Sonhos", onde um personagem cai no abismo e vai destruindo a cara - só a cara! - pelo precipício! O segundo detalhe é que a musiquinha do relógio que se transforma na trilha sonora de "Premonição" vai aparecer em "Kill Bill vol.1", como tema de O Ren Ishii! Viva Tarantino e suas referências!

Tema principal de "Premonição"

Tema de O Ren Ishii ("Kill Bill vol.1")


Nenhum comentário:

Postar um comentário