quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Deus, vampiros, insetos... e dinossauros


No "The Dark One Podtrash" vampiresco dessa semana (http://td1p.com/podtrash-65-anoiteceu-fudeu-vampiros-de-john-carpenter/) falávamos da quantidade relativamente grande de filmes de Hollywood sobre vampiros a partir do final da década de 80 e década de 90 adentro: "Garotos Perdidos", "Drácula de Bram Stoker", "Entrevista com o Vampiro", "Vampiro no Brooklin", "Um Drinque no Inferno", "Blade" e o próprio "Vampiros", do John Carpenter.

Mas vamos falar de um filme bacana e meio obscuro com uma visão diferente dos chupadores de sangue hoje? É o mexicano "Cronos" (1993) do excelente Guillermo del Toro! Aqui o argentino veterano Federico Luppi encarna "Jesus Gris", um vovô dono de antiquário que encontra a fórmula da imortalidade descoberta por um alquimista de centenas de anos atrás, o tal do artefato "Cronos". Trata-se de uma traquitana semelhante a um escaravelho com um inseto dentro que pica e chupa (eita!) o portador tal qual um vampiro. O portador, em troca, passa a depender da geringonça, empalidece, fica vulnerável à luz do sol, e, claro, desenvolve uma sede de sangue terrível!

Caríssimo leitor, pense numa sede de sangue extrema. Depois que Jesus vira vampiro (!), tem uma cena em que ele lambe gotas de escorrimento sanguíneo nasal de um desconhecido no chão do banheiro masculino!!! Horror eterno!!!

Contudo, esse filme inverte aquela idéia do vampiro ser uma criatura maligna e demoníaca que estamos acostumados a assistir em outras obras. Parece que a imortalidade é presente divino garantida pelo inseto!

O personagem que é tio do Angel (esse Angel é vivido pelo talentoso feioso Ron Perlman, em sua primeira parceria com Guillermo del Toro) explica ser possível o inseto ficar vivo dentro do "Cronos" por centenas de anos porque aranhas e formigas conseguem ficar presas numa pedra por muitos anos e saírem vivas - os insetos pra esse doido são as criaturas favoritas de Deus!

Outros elementos cristãos além dos nomes dos personagens Jesus e Angel: o Cronos estava dentro de uma imagem de anjo do paoco, e o tio maluco fala que Cristo caminhava sobre as águas do mesmo modo que um mosquito!! Sério!! Tiozão doido por tiozão doido, fiquemos com um não fanático religioso: como esquecer do velhinho de "Parque dos Dinossauros"? Só que esse é um portador de outro tipo de fanatismo: ele arrumou um mosquito chupador de sangue pré-histórico bem conservado e resolveu recriar lagartos gigantes pra montar o parque de diversões mais esdrúxulo do mundo graças às maravilhas da ciência em detrimento da religião!

Fica a dica desse filme de vampiros bem inusitado, mas com atuações muito boas do elenco. Especialmente de Ron Perlman, que antes de fazer o Angel vilanesco em "Cronos" viveu um herege disforme em "O Nome da Rosa" (o inesquecível Salvattore - "Penitenziagitte!!") e depois virou um demônio super-herói sob a batuta de del Toro em "Hellboy"! Haja versatilidade ecumênica!

Trailer de Cronos

Nenhum comentário:

Postar um comentário