quarta-feira, 22 de junho de 2011

Onde está o cérebro de Einstein?


Surfando nas incríveis ondas mentais emanadas pelo "The Dark One Podtrash" sobre os cientistas loucos (http://td1p.com/podtrash-40-trashbatle-iii-cientistas-loucos/), exumo aqui, agora, um dos documentários mais bizarros de que se tem notícia: "Relics: Einstein's Brain" de 1994, sobre dois cientistas maluquíssimos de pedra!

Um deles, obviamente, é Albert Einstein! O outro, como não podia deixar de ser, é um japonês! Que é a cara daquele japa nerd viajante do espaço-tempo do seriado "Heroes", só que do futuro, porque o maluco do documentário já é um tiozão! E o dito filme mostra a obsessão sinistra do japa pelos miolos de Einstein! Sério, Kenji Sugimoto, professor universitário de matemática e de história da ciência no Japão é estudioso por mais de trinta anos do cientista maluco beleza que não acreditava que Deus jogava dados!

E eis que ele decide viajar pros States numa jornada emocionante em busca de seu fetiche cerebral. O pai da relatividade morreu e foi cremado, mas seu cérebro foi removido para estudos científicos/macabros/sombrios em segredo e seu destino era nebulosamente incerto ate então!

O nosso querido protagonista (o japa, não o cérebro) viaja de universidade em universidade por vários estados americanos perguntando para transeuntes avulsos em inglês bostônico pelo paradeiro da ilustre massa encefálica! E o endereço do neurocientista que carregou embora os pedaços de dentro da cachola de Einstein é um mistério... dizem até que o sujeito já morreu. O desespero do obcecado Sugimoto é tanto que ele vai parar nos arquivos do FBI! Arquivo X é bolinho!

Caríssimos, o troço todo é surreal demais, bizarro demais. Recomendo com todo o rigor científico!

Termino, olhem só, com a frase do japonês insano pra vocês sentirem o drama: "Nasci em Nagasaki dois anos depois da bomba. Dizem que Einstein é responsável pela bomba, mas eu não o culpo. Eu ainda amo Albert Einsten".

Sem palavras. Depois dessa, só posso dizer que o filme acaba num karaokê!!

A primeira parte (de 7) está aqui embaixo pra quem for corajoso, em inglês infelizmente - e com legenda em sueco!
http://www.youtube.com/watch?v=-XMKUEZn1Cs&feature=fvwrel



Cientistas exumam um cérebro japonês

Eternamente Miolos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário