sábado, 4 de junho de 2011

E se "Toy Story" fosse feito nos anos 70?

Bem, pra começar, o que estivesse faltando em termos de animação 3D sobraria no quesito viagem lisérgica! E esqueçam caubóis e astronautas de brinquedo, pois o obscuro longa animado "Raggedy Ann & Andy: A Musical Adventure" (77) trata sobre uma boneca de pano estilo Emília e seu irmão, moradores de um aconchegante quarto da menina Marcela, de sete anos. Eles precisam resgatar a nova aquisição de aniversário da sua dona, uma boneca de luxo francesa metida a besta, raptada por um pirata bigodudo e tarado!

Agora imaginem essa premissa estilo "Toy Story" dos Estúdios Waldisnei com a Pixar, onde os brinquedos ganham vida quando a garotinha sai do quarto, só que nos anos setenta: o filme é um amálgama dessa celebrada trilogia de sucesso com a psicodelia bruta de "Yellow Submarine", aquele desenho maluco dos Beatles!

No decorrer da aventura escalafobética, os dois bonecos de pano encontram uma série de personagens bizarros. Temos um rei minúsculo que aumenta de tamanho toda vez que ri (sob o risco de inflar até explodir perigosamente), um cavaleiro de alumínio maluco que parece a união de Dom Quixote da Terra dos Doidos com aquele smurf que pregava peças (hoje em dia esse gnomo azul safado seria processado por bullying!),  um camelo azul com tendências suicidas - pois ele quer ir para o céu dos camelos (!) - e, finalmente, uma poça de lama gigante, grotesca e comilona que deseja devorar o coraçãozinho da protagonista porque ela é muito doce (!?). Isso tudo nem Waldisnei imaginaria colocar no desenho considerado o mais lisérgico do seu estúdio, o "Alice no País das Maravilhas"! A bem da verdade, talvez nem Timothy Leary, se fizesse animações para a criançada, teria cogitado esse festival alucinógeno!

E os caríssimos imaginando que o produto 100% nacional Emília, a boneca de pano falante e malcriada e o pozinho de pirlimpimpim que levava as crianças para mundos distantes e estranhos é que eram viagem braba! Vejam só trechinhos do filme da outra boneca de pano, a americana, logo abaixo:

O glutão disforme "Greedy" (talvez canibal de si mesmo!) quer comer um coração doce (" candy heart"):



A Terra dos Lunáticos


Por fim, momento da tirinha infame:

Nenhum comentário:

Postar um comentário