terça-feira, 15 de março de 2011

Os pais do Scooby-Doo

O cão covarde e faminto mais simpático da família de desenhos animados americanos dos Estúdios Hanna-Barbera, Scooby-Doo, teve muita influência durante o processo de sua criação. Vejam só quem colaborou para o seu nascimento no programa que foi ao ar originalmente em 1969:

Meu querido amigo Marmaduke


 Scooby pegou emprestado de Marmaduke a sua raça e o seu jeito estabanado de ser. Esse simpático dogue alemão, presente nas tirinhas de jornais desde 1954, também virou desenho animado na década de 80 e filme infantil em 2010.

Cão Astro dos Jetsons




Do Astro, nascido em 1962 (logo sete anos mais velho que nosso herói canino), Scooby-Doo pegou emprestado o seu dublador original, Don Messick.

Aqui no Brasil, o nonagenário Orlando Drummond - o "Seu Peru" do falecido "A Escolinha do Professor Raimundo" da Rede Globo - dubla o Scooby por mais de 30 anos (!) e por isso aparece no "Guinness", o livro dos recordes







A Turma do Archie e Frank Sinatra



Dos quadrinhos dos anos 40 para os desenhos em 1968, The Archies virou uma banda de música pop com a mesma quantidade de personagens que a animação do Scooby: dois rapazes, duas garotas e um cachorro maluco. A famosa música "Sugar, Sugar" é desse show, por exemplo. Mas outra música é muito mais interessante para nós no momento. "Feelin' So Good (S.K.O.O.B.Y.-D.O.O.)", fala sobre "Skooby Doo", uma linda garota pela qual vale a pena namorar!

"Feelin' So Good (S.K.O.O.B.Y.-D.O.O.)", de "The Archies" (1968):



Já nosso querido Frank Sinatra "Olhos Azuis" leva o crédito por batizar o nome do herói canino por causa de seu improviso "Doo Bee Doo Bee Doo" na canção imortalizada por ele. Confiram:

"Strangers in the Night", Frank Sinatra (1966):




 Com um pedigree desses, não é de se estranhar essa longevidade toda de suas animações. De 1969 até hoje em dia, existem desenhos produzidos que levam seu nome, sem mencionar dois filmes para a criançada lançados em 2002 e em 2004.

O interessante é que a fórmula de sucesso (quatro jovens e uma criatura como detetives solucionadores de mistérios) para "os garotos intrometidos e o seu cachorro" ainda vai influenciar uma infinidade de produções dos Estúdios Hanna-Barbera: "Josie e as Gatinhas", "Goober e os Caçadores de Fantasmas", "Tutubarão", "Fantasminha Legal", "Bicudo, o Lobisomem" e o mais bizarro, "Shmoo, a Foca Fofa".

O "The Mystery Machine", a van pintada de verde psicodélico de Fred, Velma, Daphne, Salsicha e, claro, Scooby, ainda tem muita estrada para rodar, não é verdade?




Scooby Doo Bee Doooo!!! (com Batman e Robin!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário