terça-feira, 22 de março de 2011

A união dos Zés

O segundo disco de Zé Ramalho, "A Peleja do Diabo com o Dono do Céu", gravado em 1979 e lançado no ano seguinte, é o meu disco favorito desse compositor e cantor de voz cavernosa. Acho muito maneiro o seu estilo de declamação tipo cordel, e há influências claras do repente nordestino, bem como o rock country de Bob Dylan.

E adivinhem quem aparece na capa do disco "A Peleja do Diabo..."? Ninguém menos que o mestre do cinema de terror brasileiro independente José Mojica Marins, o Zé do Caixão - o que contribuiu bastante para esse ser o meu disco preferido de Zé Ramalho!


Esse disco só tem dez músicas, mas a força e qualidade típicas do compositor estão presentes em cada uma delas. As mais famosas, inclusive no âmbito geral da carreira do Zé Ramalho, "Admirável Mundo Novo" (que virou tema de novela dos anos 90 da Rede Globo, "O Rei do Gado") e "Frevo Mulher" - um agalopado (frevo + forró) frenético que foi definir novo rumo ao carnaval da Bahia, segundo Caetano Veloso -, estão aqui. Escutem a segunda munidos  de sombrinhas coloridas com fitas:

Frevo Mulher



Para se ter noção do nível de maluquice hippie também encontrada na obra do artista, temos "Avohai" - que não está nesse álbum, mas Zé Ramalho garante que foi "totalmente psicografada" (!)  - recheada de elementos surreais e esotéricos.

 Já a música que dá título ao disco remete a letras de forte cunho político-social e, deixe-me ver... grandes doses de surrealismo profético (!?) - nem vou explicar o que é "surrealismo profético", vou deixar no ar...

A Peleja do Diabo com o Dono do Céu



Uma outra música do disco interessante é biográfica, "Garoto de Aluguel (Taxi Boy)". Zé Ramalho, pobre e faminto, se prostituiu (!?!) no Rio de Janeiro dos anos 70 antes da fama. É, caríssimos, não me perguntem quem foi o corajoso pagante do serviço prestado pelo então depauperado e depenado artista. Provavelmente desesperado por sexo, porém de alma caridosa, garantiu as refeições do talentoso cantor cuja beleza, convenhamos, não é a do exterior.

Garoto de Aluguel (Taxi Boy)



Bem, as minhas duas canções preferidas são os "galopes" "Beira Mar" e "Mote das Amplidões" bem estilo repentista que fecham a exumação musical do álbum que reúne esses dois Zés fantásticos. As outras músicas não citadas são "Falas do Povo", "Pelo Vinho e Pelo Pão", "Jardim das Acácias" e "Agônico". Muito bom!

Mote das Amplidões



Beira Mar



Viva Zé Ramalho! Viva Zé do Caixão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário