quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A música e o canibalismo

Caríssimos amigos, deixem de lado aquele musical sobre o barbeiro assassino Sweney Todd onde vemos mais uma parceria do diretor Tim Burton com o ator Johnny Depp. Se vocês desejam atmosfera surreal, muita música e gente transformada em refeição para uma clientela exigente, sugiro com ênfase a exumação de hoje, escrita enquanto meus cabelos caem desesperadoramente em cima do teclado: "Delicatessen" (1991), originalíssima produção francesa dos diretores Marc Caro e Jean Pierre Jeunet (esse último dirigiu "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain").
Em um futuro próximo e pós-apocalíptico, onde Paris está em ruínas e o céu é uma escura névoa amarela, faminta população sobrevive em um edifício no meio de lugar nenhum e cujo proprietário toca um pequeno açougue no primeiro andar. O sério problema é a falta de carne nesse mundo desolado onde grãos como o milho e a lentilha são valiosa moeda de troca. A criativa solução do sagaz açougueiro, vejam só, é pôr anúncios para zelador do prédio: quando um infeliz de alma combalida se apresenta para  o serviço, os estranhos moradores passam a poder usufruir parcimoniosamente da preciosa proteína por alguns dias, depois, é claro, do vil senhor do matadouro... preparar os bifes, digamos assim.
Mas essa rotina canibal muda quando um artista circense aceita o trabalho de faz-tudo e a filha míope do açougueiro se apaixona por ele.
O ponto alto do filme são os personagens bizarros ao extremo. Além dos três protagonistas já mencionados, temos, entre outros, a mulher suicida e esquizofrênica que adora preparar sua morte com planos intrincados no melhor estilo daquele coiote do desenho animado do Papa Léguas, a velha surda e senil com latas amarradas nas pernas para a família saber onde ela está, e o melhor de todos: um senhor doido trancado no seu apartamento todo alagado e por isso mesmo infestado de algas, rãs e lesmas, com as quais ele se alimenta.
Além desses, somos apresentados aos "Trogloditas", sociedade revolucionária vegetariana (sim, eles lutam contra a tirania dos comedores de carne) habitante dos esgotos e fantasiada de sapos que promete ajudar a protagonista a salvar o seu amado do condomínio dos canibais (a história é essa mesmo, juro para vocês!)
Esse filme, recomendado para quem gosta de humor negro bizarro, levanta importante questão moral: até que ponto o caríssimo leitor chegaria se o bife nosso de cada dia dependesse da canibalização de colegas e familiares?
Confiram a primeira cena dessa preciosidade e o trailer, em seguida:


Delicatessen intro
Carregado por cinedelnorte. - Videos Independentes





2 comentários:

  1. Por que o maluco tava vestido de homem-saco?

    Juro que não entendi!

    ResponderExcluir
  2. Para fugir fantasiado como lixo, escondido no latão para os lixeiros levarem ele embora com o caminhão e ele não ser assassinado!

    ResponderExcluir